Sistemas de Gestão de Disco RAID
- miguel-esteves77
- 2 de dez. de 2015
- 1 min de leitura

O que é o RAID?
O RAID (Redundant Array of Independent Disks/Conjunto Redundante de Discos Independentes), tal como o nome sugere é uma tecnologia que tem a capacidade de combinar vários discos, com o objectivo de garantir performance e essencialmente segurança contra falhas em um ou vários discos.
RAID 0 ( Striping)
No caso de configurarmos RAID 0, a informação é segmentada e distribuída por vários discos. Neste tipo de configuração não existe qualquer tipo de redundância (se um disco falhar, os dados são perdidos) mas, como vantagem, ganhamos este nível de raid garante alta performance tanto na leitura como na escrita em disco.
RAID 1 – Data Mirroring
É o nível de RAID que implementa o espelhamento de disco, também conhecido como mirror. Para esta implementação são necessários no mínimo dois discos. O funcionamento deste nível é simples: todos os dados são gravados em dois discos diferentes; se um disco falhar ou for removido, os dados preservados no outro disco permitem a não descontinuidade da operação do sistema.
RAID 5
Para se usar o RAID 5 é necessário no mínimo três HDs. As informações de paridade são divididas em vários HDs, sendo assim, se um HD falhar, os dados continuarão armazenados em outros HDs. Sua desvantagem vem de que é um sistema relativamente complexo de gerenciamento de HDs, mas conta com uma leitura rápida.
Comentários